Uma breve história do Tetris

Tetris foi o primeiro jogo de computador que envolveu a queda de peças de tetromino que o jogador deve alinhar para criar uma linha contínua que posteriormente desaparece para liberar mais espaço de jogo. Se o jogador não conseguir fazer uma linha ininterrupta, o espaço de jogo rapidamente fica lotado até o ponto em que não há mais espaço disponível e o jogo acaba.

O jogo de Tetris foi programado pela primeira vez em 1985 na ex-União Soviética por Alexey Pazhitnov. Ele rodava em uma máquina chamada Electronica 60, mas foi rapidamente adaptado para rodar em um IBM PC no mesmo mês de seu lançamento inicial. Um mês depois, o jogo foi portado para uso no Apple II e no Commodore 64 por uma equipe de programação na Hungria.

O jogo rapidamente despertou o interesse de uma software house no Reino Unido, Andromeda, que o lançou no Reino Unido e nos EUA em 1986, embora o programador original Pazhitnov não tivesse concordado com qualquer venda ou acordo de licenciamento. No entanto, a Anromeda conseguiu licenciamento de direitos autorais para o jogo e comercializou Tetris como ‘O primeiro jogo por trás da cortina de ferro’. Tetris foi um sucesso instantâneo e prendeu milhares de pessoas.

Uma nova empresa, a ELORG, iniciou negociações em nome de Pazhitnov e, eventualmente, os direitos de licenciamento foram concedidos à Nintendo em 1989 por uma quantia entre 3 e 5 milhões de dólares. A Nintendo rapidamente exerceu sua força corporativa e proibiu qualquer outra empresa de comercializar o jogo para o qual Andromeda havia concedido licença, incluindo a Atari. No entanto, Tetris se tornou o jogo mais vendido em todos os formatos naquela época.

Hoje, o Tetris ainda é extremamente popular, com versões em todos os formatos e ainda consegue prender as pessoas por meio de seu jogo simples, mas viciante.



Deseja comprar este domínio?

Entre em contato conosco em nossa página de contato!